História

A República “A Desordem dos Engenheiros” começou por ser uma Casa Comunitária fundada pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) no ano lectivo de 1953/54 com a designação de “Lar da AEIST”. O principal objectivo do Lar era albergar exclusivamente alunos do IST.

No final da década de sessenta, devido aos sucessivos encerramentos da AEIST, e para que o alojamento dos estudantes não estivesse em perigo, foi decidido que o Lar ficaria independente desta, com auto-gerência e órgãos de gestão próprios.

Mais tarde foi-lhe alterado o nome para Residência Universitária da AEIST (RUAEIST), mantendo as suas características de completa autonomia mas estreitando os laços de colaboração com a AEIST, tornando-se uma secção autónoma desta.

Em 1989, tendo o Magnífico Reitor da Universidade Técnica de Lisboa, Prof. Doutor António Simões Lopes, analisado o projecto de criação da primeira República Universitária de Lisboa e ouvido os pareceres da AEIST e da Associação Académica de Lisboa, considerou estarem reunidas as condições para a obtenção do estatuto de República Universitária.

Fundada a 28 de Abril de 1989, a República A Desordem dos Engenheiros é actualmente vista pela lei como uma organização sem fins lucrativos e é vista academicamente como uma das mais antigas Repúblicas de Portugal e a mais antiga de Lisboa.